terça-feira, dezembro 28, 2010

O caminho da bienal ainda está incerto

O Estado de S.Paulo
26 de dezembro de 2010

A Bienal enfrenta também uma crise de fundo, de vocação. A busca de público e de visibilidade estimulou uma concessão cada vez maior à arte-espetáculo; as críticas à segmentação geopolítica (modelo inspirado na centenária Bienal de Veneza) fizeram com que o critério geográfico fosse abolido sem que nada muito superior fosse colocado em seu lugar; a necessidade de corte de custos fez com que se eliminassem os núcleos históricos deixando o público pouco experiente diante da sensação de que a arte contemporânea nasce do nada, vale milhões e não se sabe por quê.

Há dez anos realizava-se no pavilhão da Bienal a célebre mostra dos 500 Anos, que reuniu cerca de 15 mil peças, u número recorde de curadores, arquitetos e cenógrafos e atraiu quase 2 milhões de visitantes. Envolveu ainda edições luxuosas e mostras itinerantes pelo mundo afora. Tal luxo teve como contrapartida o acirramento da crise de uma das instituições mais sólidas e importantes de fomento às artes plásticas do País, que se mostrou incapaz de assumir compromissos excessivamente vultosos feitos por seus administradores e vulnerável frente a uma excessiva e imediatista concentração de poder.

As dificuldades financeiras e administrativas começaram a vir a público de imediato, com o aumento de fornecedores reclamando pagamento. Ainda que tenham sido necessários alguns anos para o encerramento da era Edemar Cid Ferreira, com sua denúncia e prisão por problemas relativos ao Banco Santos, a situação já era grave nos primeiros anos da década.

A atrapalhada gestão de Carlos Bratke, como a decisão de adiar a realização da 25ª Bienal e a demissão, por carta, do curador Ivo Mesquita, jogaram a instituição numa situação que só começou a ser parcialmente resolvida recentemente. Parcialmente porque, se foi possível resgatar a credibilidade e o equilíbrio financeiro com a intervenção da presidência de Heitor Martins - recém-reeleito como presidente da instituição -, ainda é incerto o caminho a ser trilhado pela Bienal.

Ao completar 60 anos em 2011, a instituição cumpriu importante papel na cena artística. Formou artistas e críticos, ajudou a inserir o Brasil no circuito internacional, criou espaço permanente de exibição e, na medida do possível, de reflexão e debate. Mas a Bienal enfrenta também uma crise de fundo, de vocação. A busca de público e de visibilidade estimulou uma concessão cada vez maior à arte-espetáculo; as críticas à segmentação geopolítica (modelo inspirado na centenária Bienal de Veneza) fizeram com que o critério geográfico fosse abolido sem que nada muito superior fosse colocado em seu lugar; a necessidade de corte de custos fez com que se eliminassem os núcleos históricos deixando o público pouco experiente diante da sensação de que a arte contemporânea nasce do nada, vale milhões e não se sabe por quê.

A solução para o término dos dois núcleos historicamente estruturantes da mostra - representações nacionais e núcleo histórico - foi a adoção de critérios variáveis, coletivos (portanto, às vezes turvos) de curadoria e, sobretudo, o recurso a temas abrangentes e um tanto estéreis. Um resumo sucinto dos eventos da década parecem confirmar tal avaliação. Ao pragmatismo das duas primeiras mostras da década, sob o comando do alemão Alfons Hug, sucedeu-se a mostra politicamente correta coordenada por Lisette Lagnado, baseada em texto de Roland Barthes que flertava com questões de cunho político e existencial. Depois foi a vez de Ivo Mesquita proclamar a necessidade, real, de se discutir a fundo os rumos da instituição e instituir a Bienal do Vazio. Na verdade o que se viu foi uma mostra esgarçada, entre o vazio e o cheio e capaz de conseguir algo pouco provável: desagradar a gregos e troianos.

Agora, encerrando a década, tivemos outra mostra que flertou com o político, sem radicalismos. Com altos e baixos, como todas as bienais, mas realizada em tempo recorde e sem maiores percalços. A pena é que ao invés de estimular o debate sobre a arte, suas instituições e objetivos (algo cada vez mais necessário), as discussões sobre a 29.ª mostra continuaram distantes de qualquer reflexão sobre arte. O escândalo infundado na defesa dos urubus, que devem estar em condições piores agora em suas celas no zoológico, e os debates sobre as obras mais polêmicas - os desenhos de Gil Vicente matando políticos e a instalação do argentino Roberto Jacoby - nem de longe trataram do que realmente essas obras estavam fazendo ali.

A exposição "Caos e Classicismo", no Guggenheim, reúne o melhor da produção artística europeia entre 1918 e 1936

Tonica Chagas
O Estado de S.Paulo, 28.12.2010

A estética gerada nos principais centros de arte europeus entre as duas grandes guerras do século passado resultou numa exposição temática de escopo e qualidade que havia algum tempo andavam faltando nas rampas e galerias do Guggenheim Museum de Nova York. Organizada como um ensaio ilustrado pelo curador convidado Kenneth E. Silver, escritor e professor de arte na New York University, Chaos and Classicism: Art in France, Italy, and Germany, 1918-1936 examina o período de "retour à l"ordre" na França, de "ritorno al mastiere" na Itália, e da "Neue Sachlichkeit" (Nova Objetividade) na Alemanha.

Divulgação
Arte no 3º Reich. Ziegler vê a Alemanha 'sadia' de Adolf Hitler

Com cerca de 150 obras de mais de 80 artistas cedidas por coleções internacionais, Silver organizou Chaos and Classicism como seus livros, em capítulos, percorrendo desde o período do armistício da 1ª. Guerra à época da Olimpíada de Berlim, em 1936. O trauma do primeiro grande conflito mundial é relembrado na introdução, com cadáveres em arame farpado, casas destruídas por bombas e soldados sob ataque em 15 gravuras selecionadas do portfólio Der Krieg (A Guerra), criado por Otto Dix em 1924. Em contraponto aos desenhos, esculturas como Île-de-France (1925), de Aristide Maillol, e Grande Homem Caminhando (1921), de Ernesto de Fiori, têm em comum a reabilitação do corpo.

Na retomada da ordem após o caos, o classicismo dominou o discurso da arte contemporânea pós-guerra. Em seu primeiro capítulo, a exposição focaliza o entusiasmo dos artistas pela representação da escultura como versão mais duradoura do corpo e Picasso, que aparece em mais três seções, é visto nessa primeira pintando mulheres esculturais vestidas em túnicas gregas. A vanguarda olhou para trás para compor o novo, como Matisse no seu bronze Grande Nu Sentado (1922-1929), inspirado na escultura Noite, que Michelangelo fez para a tumba dos Médicis, em Florença, entre 1519 e 1534.

A história e a mitologia dos gregos e romanos foram retomadas na narrativa e em temas da pintura e escultura do entre-guerras, inspirando também fotografia, cinema, moda e artes decorativas. Para Silver, O Sangue de um Poeta, filme surrealista de Jean Cocteau feito em 1930, embora de interpretação evasiva, dá o tom da arte europeia naquele período. O curador resume o significado de uma das sequências do filme com o ditado "Ars longa, vita brevis" (arte longa, vida breve): o poeta dá vida a uma estátua antiga, a qual o faz passar tantos maus momentos que ele a destrói; mas ele mesmo acaba virando uma estátua.

Um dos anexos do museu acolhe a seção que focaliza a busca de resoluções da nova linguagem modernista entre o passado histórico da arquitetura e a indústria do presente. Construtores juntaram novos materiais, sobretudo vidro e metais, em combinações inéditas como as de Le Corbusier, em seus projetos para residências particulares, ou as de Giuseppe Terragni para a sede do Partido Nacional Fascista, em Como. O pavilhão desenhado por Ludwig Mies van der Rohe para representar o primeiro governo democrático da Alemanha na Exposição Internacional de Barcelona, em 1929, é considerado a construção que mais suscintamente expressa o classicismo moderno. De telhado reto e sem adornos, ele sintetizava tradição e modernidade, reconciliando estrutura clássica com organização espacial e móveis contemporâneos.

A exposição termina com o lado escuro do classicismo, com a visão nacionalista de raízes culturais e perfeição sendo apropriadas gradualmente pela direita política. Em trechos do filme Olympia, realizado entre 1936 e 1938, a Olimpíada de Berlim torna-se um espetáculo de estilo clássico pelas lentes da cineasta e propagandista nazista Leni Riefenstahl, e entre as representações mais notáveis da Roma antiga estão gladiadores pintados por Giorgio de Chirico, atacado pelos surrealistas por se aproveitar das vantagens do regime fascista.

A ideia de como a arte deveria ser - realista, idealizadora e clássica - é condensada nas jovens alemãs de Os Quatro Elementos: Fogo, Água e Terra, Ar, três grandes painéis pintados por Adolf Ziegler e instalados no apartamento de Adolf Hitler em Munique. Ziegler era o chefe da Câmara de Artes Visuais do Reich que confiscou praticamente todas as obras modernistas dos museus alemães e exibiu 650 delas na infame exposição Entartete Kunst (Arte Degenerada), aberta em Munique no dia 19 de julho de 1937. O mundo, então, estava a apenas dois anos de outro grande caos.

A exposição Chaos and Classicism: Art in France, Italy, and Germany, 1918-1936 fica em cartaz no Guggenheim de Nova York até 9 de janeiro e segue para o de Bilbao, na Espanha, onde será exibida entre 21 de fevereiro e 15 de maio.

Patricia Phelps Cisneiros, dona da mais importante coleção de arte latino-americana mostra acervo em SP e conversa com a Fabio Cypriano da Folha

Patricia Phelps Cisneros conversa com Fabio Cypriano da Folha sobre arte e o surgimento da sua coleção. Considerada a mais importante coleção de Arte Latino-americana, parte dela fica em exibição até 30 de janeiro na Pinacoteca de São Paulo. Conta com cerca de 70 peças entre pinturas, esculturas, objetos e desenhos, mostra o processo de passagem, desenvolvido pelo trabalho dos artistas, do plano pictórico para o espaço, na história da arte da Venezuela e do Brasil, entre 1947 e 1987. Apresenta uma oportunidade rara para o público brasileiro de ver obras fundamentais desse período ao mesmo tempo em que oferece a possibilidade de leituras comparativas e complementares.

FABIO CYPRIANO
DE SÃO PAULO - Folha online - Ilustrada

A colecionadora venezuelana Patricia Phelps Cisneros diz que possui 5.860.000 obras de arte, mas quando lembra que a afirmação estava sendo gravada, aproxima o aparelho da boca e diz "é brincadeira". Os números de seu acervo, no entanto, considerado o melhor de arte latino-americana, não são divulgados. Em parte, números podem não ser importante, pois o que ela salienta na entrevista a seguir é a responsabilidade do colecionismo.

Figura influente em museus como o MoMA, de Nova York, e a Tate, de Londres, Cisneros apresenta agora 80 trabalhos de sua coleção na mostra "Desenhar no Espaço", em cartaz até 30 de janeiro na Pinacoteca. Quando esteve em São Paulo para a abertura da exposição, no fim de novembro, ela falou à Folha, contando a história de sua coleção e suas maiores paixões, que são, por ordem de importância: sua família, deus, flamenco, comida e o Grande Núcleo, de Hélio Oiticica. Além de ótima colecionadora, como se percebe, Cisneros tem ótimo humor. Leia a seguir a íntegra da entrevista.


Letícia Moreira/Folhapress
A colecionadora venezuelana Patricia Phelps Cisneros
A colecionadora venezuelana Patricia Phelps Cisneros, que mostra parte de seu acervo em exposição em SP

Folha - O que a levou a colecionar arte? Como sua coleção teve início?

Patricia Cisneros - Não começou como uma coleção, mas como uma senhora recém-casada que queria arrumar sua residência com certa estética. E essa estética tem sido coerente com minha coleção porque, e isso revela minha idade, eu cresci na Venezuela nos anos 1950 que, junto com o Brasil, teve uma modernismo extraordinário, havia obras públicas de [Jesús Rafael] Soto em várias partes. Para onde se olhava, havia modernismo, o modernismo estava em nosso sangue.

Então começamos a colecionar Gego, Salazar, sempre com obras abstratas. Depois, meu marido começou a viajar pela América Latina, eu o acompanhava, e a coleção deixou de ser local. Ele foi meu grande mentor, me ensinou a ter uma visão mais universal e, certamente, mais latinoamericanista da arte. Assim, o que me levou a ser colecionista foi gostar de ter coisas belas ao meu redor.

Mas agora, inclusive, tenho uma missão sobre a responsabilidade do colecionismo. Isso porque uma coisa é comprar uma obra e pronto. Outra é cuidar dela, assegurar que ela tenha condições de preservação corretas. As grande corporações, que possuem coleções, em geral não gostam de mim, porque eu digo "e o ar-condicionado, vocês o apagam nos fins de semana?" Essa mudança faz a obra sofrer. E se o escritório do presidente é ensolarado, e o sol chega a um quadro maravilhoso, ele o danifica. Essas corporações sequer têm curadores. Então, quando alguém se chama colecionador, o que mais ele faz além de comprar.

Eu já fui assim, comprava e achava tudo bonito, mas não sabia nada, eu tinha 20 anos. Até que um dia, me ligaram de uma revista europeia para saber sobre minha coleção e, palavra de honra, até então não tinha me dado conta que eu tinha uma coleção.

Quando foi isso?

Ah, faz tempo, em meados dos anos 80. Eu até catalogava as obras, mas não tinha consciência de ter uma coleção. Depois dessa ligação, ao prazer de colecionar se juntou a responsabilidade. Desde esse momento temos tido, sobretudo, o respeito ao artista, disso se trata. Então, temos conservadores, curadores, restauradores, tudo que se necessita para que uma obra esteja bem conservada. E educadores, que é a missão fundamental da Fundação.

A Fundação foi criada há exatos 40 anos?

Sim, começamos naquele momento e sempre tivemos uma dupla missão, dentro da América do Sul, onde sempre se focou nos aspectos educativos dos programas que temos, porque temos muitos. A coleção é uma pequena parte divertida. Mais que divertida, porque sempre pensamos na educação como a única forma, eu creio, de superar a pobreza. E a liberdade, não de expressão, que também é importante, mas eu gosto de enfatizar a liberdade de pensamento. E não quero generalizar, mas há muitas escolas na América Latina que não tem liberdade de pensamento e os professores precisam respeitar a opinião dos alunos frente a uma obra de arte. Usando a arte como meio de expressão e de respeito à ideia dos demais se pode fazer muito e nosso grão de areia é ajudar nesse sentido.

Em quantos países a Fundação trabalha?

Desde o México até o Polo Sul, numa base militar da Argentina, onde temos um treinamento de professores. Cremos também na preservação de nosso acervo histórico, o que muitos governos não fazem. Assim, temos também uma coleção de arte da Amazônia venezuelana, há 30 anos colecionamos obras etnográficas e há dez essa coleção circula pela Europa. Os europeus respeitam muito a filosofia e a religião do índio, não as olham com superioridade. Já mostramos 60 obras de nossa coleção em um museu na Lapônia, na Finlândia, e com o trabalho educativa na Argentina, nossa ação é de polo a polo. A coleção indígena já foi vista por sete milhões de pessoas!

E porque, com tantas obras, a Fundação Cisneros não tem um espaço expositivo?

Quantos habitantes da Lapônia iriam à Venezuela ver a coleção? Certamente poucos. Então nós vamos a eles. Nunca...hum, acho que não posso dizer nunca. Às vezes entramos em alguns espaços, como esse do Instituto de Arte Contemporânea, onde há a exposição de Mira Schendel, que sim, me dá vontade. Creio que em algum momento vamos acabar tendo algum lugar, mas por enquanto gosto de trabalhar com as universidades e elas têm muitos museus. E como muitos museus na América Latina não têm muitas obras, nós as emprestamos com muito gosto. Mesmo se um museu não tem muitas condições técnicas, que dariam um ataque de coração em nosso conservador, nós emprestamos peças que não necessitam de cuidados especiais.

Mas nossa missão é educativa e, quando começamos a coleção, a arte de nosso continente não era do interesse de muitos museus, mas agora isso começa a mudar. E nós temos a reputação de sermos sérios, organizados, temos mesmo o staff de um museu, com 20 pessoas, o que é o que tem qualquer museu mediano, fora os serviços terceirizados de advocacia, contabilidade...

Agora, também tem uma questão de vaidade...

Ah, a senhora não quer um Museu Patricia Cisneros?

Isso mesmo, não quero. O mais importante é poder fazer circular 300 obras, em um só ano, por muitos museus.

A senhora falou que museus têm tido mais interesse em arte latino-americana e sua presença, tanto no Conselho do MoMA como no da Tate ajudou muito nessa percepção.

Agradeço sua deferência, mas não sou eu. No MoMA, a figura central é o Glenn Lowry. Desde o dia em que ele entrou, em 1995, deixou muito claro que ele queria romper a visão norte-americana e europeia que predominava no museu e expandir em novas direções. Então, ele deu um apoio incondicional à arte latino-americana. Ele veio ao Brasil muitas vezes, mais de oito creio.

E na Tate, Nicholas Serota também tem esse papel, certo?

Sim, Nic, também. Então, depende muito do diretor. Para mim é um grande prazer trabalhar com Lowry. E Paulo Herkenhoff, que foi meu grande mentor em arte, porque ele sabia minha estética e ele me ensinou o que se passou no Brasil, nos anos 1950 e 60. Ele foi o primeiro curador de América Latina no MoMA e abriu o caminho. E o MoMA foi o primeiro museu a ter um curador para arte latino-americana e foi o primeiro museu no exterior a ter um Willys de Castro, o que me dá muito prazer! Depois veio Luis Perez-Oramas, que colabora muito, conhece bem o Brasil e trabalhou conosco por uns dez anos.

E qual a presença na arte brasileira em sua coleção?

Há dois anos, Gabriel [Perez-Barreiro] começou a trabalhar conosco. Ele fala português, fez a 6ª Bienal do Mercosul [2007, em Porto Alegre] e agora estamos olhando mais para a arte contemporânea. Estou aprendendo muito com o Gabriel. Eu ainda adoro vir ao Brasil, as pessoas são muito amáveis. Ontem, jantei com amigos e o Gilberto Chateaubriand veio do Rio só para nos encontrar e eu o conheço desde 1980.

O Chateaubriand sempre se lembra que a primeira obra da coleção dele, que foi um Pancetti. Qual foi a sua?

A primeira foi de um espanhol que se chamava Manuel Rivera [1928 1995], e é feita de uma tela metálica, muita abstrata, muito geométrica, e nela já se vê minha estética. Mas o primeiro trabalho que comprei mesmo foi com 13 anos, quando ganhei um dinheiro, e era um livro sobre arte etrusca, que esse foi meu primeiro contato com arte, pois em 1953 havia muito poucos livros de arte na Venezuela.

Chateaubriand também tem um modo particular de aquisição. Ele prefere comprar nos ateliês dos artistas, por exemplo. Qual é o seu?

Para mim, um dos grandes prazeres do mundo é estar no sofá velho que o Waltércio Caldas tem no estúdio dele e ficar conversando com ele. Quando viajo com meu marido pela América do Sul, sempre busco saber quais artistas posso visitar. Senão, ler e ver. Gabriel também é fundamental, se não posso ver as obras, ele mostra slides, eu confiava também em Paulo e com eles discutir se tal obra encaixa na coleção e se preço está bom (risos).

E você também compra em feiras de arte, que estão muito em moda, ou você vai a Basel, por exemplo?

Não vou, eu não gosto. Não quero criticar, há gente que gosta, mas não é meu caso.

E a senhora visita bienais?

Acabo de estar na Bienal de Pontevedra, na Espanha, que achei incrível e acho que fui a única colecionadora a estar lá. Mas isso depende muito, do meu marido, da minha família, quando eu posso, eu vou.

E as Bienais de São Paulo?

Já vi muitas, a do Paulo [Herkenhoff], claro. Mas sempre venho durante, como agora, não na abertura.

E essa, a senhora gostou?

Gostei muito de algumas peças. Aprendi muito, ela me pareceu muito interessante. Sempre é necessário ver e ver e ver, e se não gostar, é preciso continuar vendo. Mas também há muitas peças que não gostei. Mas adorei ver o bólide "Cara de Cavalo", do Gilberto [Chateaubriand] e eu disse a ele que ia roubá-lo (risos). Também gostei muito do colombiano Mateo López, ele é muito bom. Na Bienal é possível saber o que se passa no mundo.

Mas eu fiquei triste também porque havia uma obra com telas penduradas que me lembrou o "Grande Núcleo", do Oiticica, e eu chorei muito quando achei que essa, que é minha obra favorita no mundo inteiro, com seus planos amarelos, tinha se perdido. Ela é minha paixão. Para mim, há minha família, deus, flamenco, comida e depois o Grande Núcleo (risos)

Voltando à sua presença nos museus internacionais, os diretores podem ser importantes, mas a senhora compra muita obra para eles...

Sim, mas é o apoio deles que tem me dado força, assim como o de meu marido. Eu tenho orgulho de muitas coisas. Como membro do comitê diretor do MoMA, onde cheguei muito jovem, percebi que os curadores do museu eram muito preparados e inteligentes, mas não sabiam nada da América do Sul, porque as escolas norte-americanas não ensinam. O curador de arquitetura, por exemplo, só conhecia Niemeyer e mais nada. Agora em 2015 vão organizar uma mostra de dois pisos só sobre arquitetura contemporânea latino-americana, ou seja, foi uma longa estrada.

Longa porque lá atrás eu decidi criar um fundo de viagem para curadores e, todo ano, cada departamento podia mandar um membro para conhecer algum país da América do Sul e insisti, em contrato, que eles não eram obrigados a mostrar nada do que tinham visto, só tinham que conhecer. O que passou? A primeira a se beneficiar da bolsa foi Paola Antonelli e ela veio ao Brasil, onde conheceu dois rapazes que faziam móveis e se chamam Campanas. Na volta, em 1998, ela organizou uma pequena mostra deles, no Project Series, nós compramos uma peça e o resto é história. Isso me deixa muito feliz.

Outra coisa que acabamos de criar no MoMA é um bibliotecário especialista em América Latina.

E isso é pago pela Fundação Cisneros?

Sim, isso é uma doação para um fim específico. Mas eu também queria falar de um assunto que é pouco abordado que é o direito de autor. Quando fizemos nosso primeiro site, o que já faz muito tempo, acho que em 2000, não me lembro bem, mas lembro não tínhamos o presidente que temos [Chávez].

Enfim, contatamos os artistas para conseguir suas permissões e, mesmo aqui no Brasil, muitos não sabiam que havia algo chamado direito de autor e nós aconselhamos a muito, inclusive dando apoio legal, a saberem como fazer isso. E também fiquei muito feliz em poder dizer isso aos artistas.

E isso mostra que o fundamental é o respeito aos artistas. Ontem, eu comentava que tenho uma casa na Republica Dominicana, onde há furacões, sabe. Ela tem um belo jardim e muitas paredes e não existe nada nessas paredes. Alguns amigos aconselham colocar obras de artistas jovens, mas para mim não interessa se uma obra vale U$ 50 ou U$ 500 mil, é uma obra de um artista, saiu de sua alma. Por isso, sou brava com os colecionadores.

A Fundação é muito discreta em relação a quantas obras possui, tentei descobrir por vários meios e não consegui...

Temos 5.860.000 obras. Ai, está gravando. É brincadeira!! (risos).

A senhora gostaria de dizer mais alguma coisa?

(silêncio) Sim. Nós consideramos que estamos cuidando das obras, quase todas passaram pela nossa casa, mas o que digo é que estamos cuidando delas porque elas pertencem ao mundo.

Segundo Caderno elege melhores exposições de 2010

O Globo - 27.12.2010
Segundo Caderno elege melhores exposições de 2010

GORDON MATTA-CLARK: O Paço Imperial recebeu, em maio, uma minuciosa exposição sobre um dos mais importantes artistas da vanguarda de Nova York nos anos 70, com os registros de suas performances e intervenções na arquitetura. Foram reunidos documentos e fotos mostrando a oferta de oxigênio aos pedestres em Wall Street; os disparos de uma pistola de ar que destruíram as janelas do Institute of Architecture and Urban Studies; a colagem de propagandas no Muro de Berlim. Matta-Clark propunha uma outra percepção dos ambientes, dando visibilidade a bairros pobres, prédios em ruínas, regiões que passavam por processos de "higienização", casas de classe média condenadas à demolição. A exposição mostrou que, bem mais do que uma desconstrução da arquitetura, o artista tomava a cidade como paisagem política.

HÉLIO OITICICA: Além da retrospectiva de um dos mais importantes artistas do século XX, mostrando todas as suas fases no Paço Imperial e na Casa França-Brasil, em setembro, penetráveis de Oiticica foram espalhados pela cidade, fazendo jus ao nome da mostra, "Museu é o mundo".



JOSÉ BECHARA: O MAM virou ateliê, e lá o artista criou a monumental escultura "Run", com mesas e vigas embaralhadas no espaço, além de duas pinturas da série "Gelosia", com linhas de ferro oxidado sobre vidros, expostas ao lado de obras dos anos 90 e 2000, na mostra "Fendas", aberta em novembro.






RÓDTCHENKO: Em 300 obras, a exposição "Aleksandr Ródtchenko: a revolução na fotografia" revelou como o artista russo levou a pintura construtivista para seu trabalho fotográfico, cuja estética foi ainda influenciada pelo design. Além de fotos e fotomontagens, a mostra, inaugurada em novembro, no Instituto Moreira Salles, reuniu peças gráficas de linguagem inovadora.


NUNO RAMOS: Em setembro, o espaço monumental do MAM foi engolido por dois aviões cobertos de sabão, encalhados em troncos de árvore, na obra "Fruto estranho", que deu nome à exposição em que o artista uniu as ideias de natureza e tecnologia, vida e morte, sujeira e pureza. O embate entre a matéria e o sentido estava presente ainda em "Verme", duas esferas de areia socada com vídeos projetados nas paredes, e "Monólogo para um cachorro morto", em que um texto está gravado na face interna de cinco pares de lápides de mármore.

A experiência estética em Schopenhauer

O Centro Universitário Maria Antonia da Universidade de São Paulo (USP) promoverá, de 14 a 17 de fevereiro o encontro “A experiência estética em Schopenhauer: arte como conhecimento”, com Maria Lúcia Cacciola, professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

O objetivo é abordar as ressonâncias da filosofia da arte do filósofo alemão Arthur Schopenhauer (1788-1860) e as marcas da visão de mundo do filósofo na obra de outros autores. Os temas abordados serão:

14.02 - “Introdução à filosofia da arte de Schopenhauer”
15.02 - “A estética de Schopenhauer na arquitetura e nas artes plásticas”,
16.02 - “Ressonâncias em Dostoiévski, Machado de Assis e Borges” e
17.02 - “A polêmica Nietzsche, Wagner e Schopenhauer e a questão metafísica da música”

Maria Lúcia é autora de Schopenhauer e a questão do dogmatismo (Edusp, 1994) e uma das organizadoras de Filosofia e sua história (Cosac Naify, 2006), de Gerard Lebrun.

As inscrições para o encontro devem ser feitas na Sala de Cursos do Maria Antonia, de segunda a sexta, das 10 às 18 horas. Estudantes e professores têm 20% de desconto e idosos têm 40%.

As palestras ocorrerão das 20 às 22 horas e serão realizadas no Centro Universitário Maria Antonia, na rua Maria Antonia nº 294, Consolação, na capital paulista.

Mais informações: www.usp.br/mariantonia ou (11) 3123-5213 / 5214.

Agência FAPESP

Homenagem a Delano - Artista faleceu hoje em Olinda

Com apenas 65 anos, Delano faleceu hoje em Olinda.
Recatado e introvertido, (Franklin) Delano viveu isolado em sua casa nas ladeiras de Olinda, onde se escondia e espreitava a realidade que evitava e, ao mesmo tempo, a retratava. Recluso e observador, se valia de rápidas aparições sociais, recordações, jornais e a própria televisão como fontes de inspiração. As figuras humanas nas suas obras sempre foram a sua marca.

"Eu sou um observador das pessoas, sempre as observo quando saio”.

Essa visão quase voyeur da realidade que espreitava, associada a uma personalidade tímida, fazia com que ele encontrasse na arte sua maior válvula de escape. No entanto, até essa forma de se expressar quase nunca aparece para o grande público.

“Eu não trabalho pensando em exposição. Não gosto de me expor, mal saio de casa. Às vezes, passo meses sem descer do meu ateliê, botar o pé na calçada. Preciso até que as pessoas levem comida para mim.”

O artista plástico Delano morreu, aos 65 anos, na manhã desta segunda-feira (27), em Olinda. Ele sofreu uma queda em casa, no domingo, e bateu com a cabeça. O artista chegou a ser hospitalizado e até voltou para casa. Mas, na manhã desta segunda-feira, ele não resistiu e morreu.