sexta-feira, dezembro 24, 2010

Painéis Guerra e Paz, de Portianri, podem ser vistos no Theatro Municipal, gratuitamente, até 30/12.

Os painéis Guerra e Paz, de Candido Portinari, voltam ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro 54 anos depois de sua primeira apresentação naquele palco, em 1956. As obras ficarão expostas no teatro entre os dias 22 e 30 de dezembro, com entrada franca. Em janeiro, seguem para o Palácio Gustavo Capanema, também no Rio, onde serão restauradas em ateliê aberto ao público, até maio de 2011. A organização é do Projeto Portinari, e a FINEP é um dos patrocinadores.

Com a presença do presidente da República, a exposição será inaugurada no dia 21 de dezembro, para convidados. A partir do dia 22, a visitação estará aberta ao público em seis sessões diárias, no palco do Theatro Municipal. O patrocínio da FINEP vai possibilitar a realização de um amplo programa educativo dedicado às escolas, que abordará de forma interdisciplinar o tema e o conteúdo dos painéis, a vida do pintor e seu processo de criação, bem como o trabalho de restauração e preservação de patrimônio.

Os painéis estiveram no Municipal em 1956, na primeira e única vez que o público brasileiro e o próprio pintor tiveram a oportunidade de vê-los, antes de serem embarcados para a sede das Organizações das Nações Unidas (ONU), em Nova York, como presente do Governo Brasileiro. À época, os EUA não permitiram a visita de Portinari à inauguração dos murais em Nova York, devido às ligações do artista com o Partido Comunista. A realização de uma grande reforma no edifício sede da ONU, entre 2010 e 2013, proporcionou a oportunidade da exposição e restauro de Guerra e Paz no Brasil.

“Guerra e Paz representam sem dúvida o melhor trabalho que já fiz. Dedico-os à humanidade”, disse Portinari, em entrevista em 1956. Entre 1952 e 1956, o artista realizou as obras-primas, que são seus dois últimos e maiores murais (14 metros de altura por 10 metros de largura, aproximadamente). Portinari faleceu em 1962.

Uma vez restauradas as obras, o Projeto Portinari planeja uma exposição em São Paulo, para meados de julho de 2011. A capital paulista será o ponto de partida para uma série de exposições pelo Brasil e no exterior, ainda em fase de planejamento. Em agosto de 2013, as obras voltam à ONU.

O artista

Candido Portinari nasceu em 30 de dezembro de 1903, no interior do estado de São Paulo. Viveu sua infância na pequena cidade de Brodowski e, aos 15 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro.

Sem curso primário completo, e à custa de muita obstinação e talento, tornou-se um dos mais famosos pintores das Américas. Com sua morte prematura, aos 58 anos, Portinari deixou um extraordinário legado de mais de 5 mil obras, entre murais, afrescos, pinturas, desenhos e gravuras que representam uma ampla síntese crítica de todos os aspectos da vida brasileira de seu tempo.

Serviço:

Exposição Guerra e Paz, de Portinari
Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Dias 22, 23, 26, 27, 28, 29 e 30 de dezembro de 2010
Sessões: 10h, 12h, 14h, 16h, 18h e 20h
Entrada franca

O público assistirá a um filme sobre Portinari e os painéis, além de uma projeção com seleção dos 180 estudos que Portinari pintou durante a construção. Em seguida, as obras serão revelados ao público, no palco do teatro. O público poderá permanecer no local por até duas horas, a contar do início de cada sessão.

Ateliê aberto
Palácio Gustavo de Capanema
De 1 de fevereiro a 20 de maio de 2011
Horário: 3ª a 6ª das 10 às 17h
Entrada franca

Agendamento de grupos escolares
A partir de 17 de janeiro de 2011
Tel (21) 8337-1732
e-mail: educativo@portinari.org.br