domingo, dezembro 26, 2010

O Mercado de Arte perde um dos mais sérios Colecionadores - Roy R. Neuberger faleceu com 107 anos

Roy R. Neuberger, um dos principais colecionadores de arte dos Estados Unidos , faleceu nesta sexta-feira passada em seu apartamento, no Hotel Perre, em Manhattan.

O investidor na bolsa de Nova Iorque e colecionador de arte contemporânea Roy R. Neuberger faleceu sexta-feira com 107 anos de idade, noticiou ontem o jornal New York Times.

Neuberger, co-fundador da empresa de investimentos Neuberger Berman, faleceu no seu apartamento no Hotel Pierre, em Nova Iorque, confirmou o seu neto, Matthew London. Grande apaixonado pelas artes, criou em 1974 o Neuberger Museum of Art, na zona norte de Nova Iorque, onde foram exportas centenas de pinturas e esculturas de artistas como Milton Avery, Georgia O'Keeffe, Edward Hopper Willem de Kooning e Jackson Pollock, entre outros.

Desde essa altura a sua coleção espalhou-se pelos Estados Unidos e pode ser encontrada em mais de 70 instituições de 24 estados. Em 2007, Neuberger recebeu a Medalha Nacional das Artes dos EUA.

Considerado um dos principias colecionadores de arte contemporânea do país, Neuberger nasceu en Bidgeport, Conneticut, em 1903. Foi um dos poucos investidores que viveu três crises bolsistas em Wall Street: 1929, 1987 e 2008.