sábado, dezembro 18, 2010

Belo Horizonte encerrou no Brasil trajetória da exposição “Os Onze Futebol e Arte – África do Sul 2010 x Brasil 2014”

Belo Horizonte encerrou no Brasil trajetória da exposição “Os Onze Futebol e Arte – África do Sul 2010 x Brasil 2014”

Foto: Divulgação
José Zaragoza reproduz lances de uma partida de futebol

Após seis meses de exposições pelo Brasil e pelo mundo, a capital mineira foi escolhida para encerrar o ciclo de apresentações das obras de arte da mostra “Os Onze Futebol e Arte – África do Sul 2010 x Brasil 2014”, criada especialmente para a Copa do Mundo realizada em Johanesburgo. A exposição foi aberta na quinta-feira (2/12), às 19h, na Quadrum Galeria de Arte (Av. Prudente de Morais, 78 – Cidade Jardim), em Belo Horizonte (MG), com coquetel especial para patrocinadores, convidados e imprensa e encerrou hoje, 18.12.2010.

O time de artistas que forma o G-onze, organizador da mostra, visitou as principais capitais do país e em cada cidade por onde passou deixou um marco da presença forte do tema Futebol Arte, originado em nossa rica cultura, amplamente valorizado nas 14 telas que compõe a exposição, que conta com o patrocínio da NET através da Lei Estadual de Incentivo à cultura.
Esta geração de artistas viveu momentos áureos do futebol brasileiro e mundial e revolucionou o universo das artes no país. Eles se apropriaram do termo Futebol Arte para criar obras cuja estética surpreende não só pela forma e cor, mas especialmente pelo movimento, como se o espectador da obra estivesse assistindo a uma partida de futebol. Constam da mostra telas como “Dança do Futebol”, de Cláudio Tozzi; “Sonho de uma bola de futebol”, de José Roberto Aguilar; “A dividida”, de Inos Corradin e “Copa da África do Sul”, de Ivald Granato, curador da exposição e presidente da associação. Também participam da exposição os artistas plásticos Antônio Hélio Cabral, Antônio Peticov, Fernando Pacheco, Gregório Gruber, José Zaragoza, Luiz Áquila, Luiz Baravelli, Rubens Gerchman, Tomoshige Kusuno e Zélio Alves Pinto.