sábado, dezembro 25, 2010

Hélio Oiticica - Museu é o Mundo - Exposição realiza retrospectiva com exibição de 90 obras do artista

Foi nesta terça-feira, dia 21 de dezembro, a abertura da grande exposição “Hélio Oiticica – Museu é o Mundo”, no Museu Nacional, em Brasília.
Divulgação

Esta é a primeira vez que uma exposição do artista, um dos brasileiros mais pesquisados e exibidos mundo afora, é apresentada em Brasilia. A maior parte das obras vem do acervo de César e Cláudio Oiticica, e reúne seus famosos Metaesquemas, os desenhos do período neoconcreto, guaches, bólides, uma calça feita para a Mangueira, além de Bólides, Penetráveis e filmes. Com curadoria de Cesar Oiticica Filho, Fernando Cocchiarale e Wagner Barja, a mostra cobre todos os períodos da produção do artista.

Interação: os penetráveis estão entre as estruturas artísticas criadas por Hélio Oiticica

A mostra é uma itinerância da realizada em março no Itaú Cultural, em São Paulo, e da realizada em setembro, no Rio de Janeiro. Ancorada no Museu Nacional, a exposição traz ainda raríssimos penetráveis, obras monumentais de Hélio Oiticica [1937-1980], que serão instalados em espaços pblicos, como "Invenção da Luz", feito pelo artista para Brasília em 1978/ 1980, e que será visto pela primeira vez na cidade, no Eixo Monumental, em frente à Funarte. Outros penetráveis são “PN 16” (ou “PN Nada”), concebido em 1971, que ficará na Praça da República, anexa ao Museu, onde também estará “PN 14”, do mesmo ano. “Macaléia”, de 1978, ficará na rampa anexa ao museu.; “Mesa de Bilhar – Apropriação d’après O Café Noturno de Van Gogh”, de 1966, na Estação Rodoviária, e “Penetrável da Gal”, de 1969, na Casa da Cultura da América Latina.

Os penetráveis “Éden”, um conjunto de vários ambientes que integrou a primeira exposição do artista em Londres, na White Chapel, em 1969, e “Rhodislândia”, de 1971, estarão no Museu Nacional.

A mostra também tem apoio e parceria estratégica do MinC, e é considerada a mais completa retrospectiva sobre o artista, com exibição de cerca de 90 obras, além de filmes, fotografias e documentos.

O fim do processo de higienização e o começo da restauração propriamente dita das obras danificadas pelo incêndio do ano passado, contou com o significativo investimento de mais de R$ 800 mil do Ministério da Cultura. No total, o MinC investirá mais de R$ 2,3 milhões na recuperação e difusão da obra de Oiticica. Segundo César Oiticica Filho, sobrinho de Hélio e um dos curadores da mostra, a exposição prova que a obra de Hélio Oiticia não acabou. Pelo contrário, ela está mais viva do que nunca. Ele conta que está cumprindo a vontade do tio. “Era isso o que o Hélio queria: colocar todo o seu percurso de artista, desde a adolescência até o final de sua obra, com a exibição de obras e categorias que nunca foram mostradas na sua plenitude”, explica.

Fonte: Cerrado Mix e Tribuna do Brasil.
serviço

Hélio Oiticica
Museu é o Mundo
Abertura: dia 21/12, às 20h, no Museu Nacional
da República.
- Esplanada dos Ministérios.
De 21/12 a 20/02,
das 9h às 21h.
Entrada franca.

Polícia de Nova Iorque pede ajuda na investigação do roubo de obras de Andy Warhol e Lichtenstein

25.12.2010

Polícia pede ajuda ao investiga roubo de obras de Andy Warhol e Lichtenstein na residencia de 5 andares no Meatpacking Dsitrict, Nova Iorque, que pertence ao colecionador de artes Robert Ramanoff.


Foto: obra "Superman", "The Truck" by Andy Warhol

NEW YORK - A polícia está procurando ajuda para recuperar obras de arte de Roy Lichtenstein e Andy Warhol que foram furtadas de um apartamento arrombado em Nova York. Os ladrões entraram no imóvel após quebrarem uma parede.

Eles também levaram uma pintura a óleo de Carl Fudge e outros objetos de valor durante o feriado de Ação de Graças, no fim de novembro. A polícia não havia divulgado o crime até que resolveu pedir ajuda da população, na noite de quinta-feira.

"Um suspeito desconhecido entrou no apartamento através de uma parede num corredor e retirou os objetos de arte, relógios e outras joias. Um gravador de imagens ligado a câmeras de observação dentro do apartamento também foi levado", informou a polícia em um comunicado.

O prejuízo total é estimado em cerca de 750 mil dólares, segundo o jornal The New York Post, que citou fontes não identificadas.

As obras de Warhol levadas foram "Superman", "The Truck" e "Camouflage", composta de oito serigrafias. De Lichtenstein foram furtados "Thinking Nude" e "Moonscape", ambos parte de series limitadas de 40. Um multimplo semelhante foi vendido recentemente por $85,000 na Christie's. Apintura de Carl Fudge é intitulada "Live Cat."

New York Police is asking for help in order to find Andy Warhol and Roy Lichtenstein stolen pieces

New York Police is asking for help in order to find Pop art stolen pieces from art collector Robert Rmanoff flat.

Image: "Thinking Nude" by Lichtenstein

NEW YORK — Authorities are ramping up their effort to solve a Manhattan mystery: Who drilled a hole into the home of a beef fortune heir and stole a collection of iconic artworks by Roy Lichtenstein and Andy Warhol?

The culprits also made off with surveillance video footage that might have caught them in the act.

The New York Police Department released images of the art on Thursday, hoping someone might help solve last month's crime in the trendy Meatpacking District by recognizing works like a well-known Lichtenstein print called "Thinking Nude."

Authorities estimate the five-story apartment was burglarized sometime during Thanksgiving week, when owner and art collector Robert Romanoff was away.

Calls to Romanoff's home went unanswered Friday.

Also taken from the building was a Lichtenstein print called "Moonscape," the Carl Fudge oil painting "Live Cat," the Warhol prints "The Truck" and "Superman," and a set of eight signed Warhol prints from 1986 called "Camouflage." They're among the artist's last works before his death the following year.

Authorities estimate the artworks, plus stolen Cartier and Rolex watches and other jewelry, are worth about $750,000.

The Romanoff home is in a neighborhood filled with old warehouses and meatpacking companies now turned into retail and living space, restaurants and boutiques.

Police say the thief drilled a hole through the wall of a hallway sometime between Nov. 24 and 28.

Lichtenstein, who died in 1997, created "Thinking Nude" in 1994 — one of 40 limited-edition works that are part of his "Nudes" series based on comic-book illustrations.

A similar print recently sold for about $85,000 at Christie's, according to the auction house's website.

Warhol's "Superman" print is part of his 1980s "Myths" series featuring fictional characters with mass-cultural appeal, including Mickey Mouse and Uncle Sam.

Romanoff is heir to a beef company fortune that started as a New York City meat store opened by his immigrant relatives in 1905. He's now president of the New Jersey-based Nebraska Meat Corp., one of the country's biggest distributors of smoked meat that for years owned property in the Meatpacking District.