sábado, novembro 19, 2011

A Balela de BASEL

Por Ivald Granato
Talvez a Galeria moderna/contemporânea mais antiga e atuante no Mercado Brasileiro, a Raquel Arnaud, com várias participações em feiras internacionais, sofra um corte inestimável na Feira Basel/Miami. Digo inestimável, não pela feira em si - pois pelo visto os seus critérios são questionáveis - mas por aumentar o clima de falta de transparência e confiança no atual mercado de artes e principalmente em Feiras, atualmente sob o comando de velhos e arcaicos modelos Europeus Decadente.























O pior disto tudo, é que que conta com apoio de concorrentes brasileiros dando um clima ditatorial às feiras puramente comerciais. Desculpem, mas isto é uma vergonha. Onde andam os jornalista que não investigam isso? Muitos perguntam: Quem vota na feira de BASEL? Respostas: As mesmas pessoas (vide imagem acima/esquerda). Defendendo uma agenda pessoal, estas pessoas se mantêm no committeé por anos a fio, que na verdade deveria mudar de 2 em em dois anos para evitar panelas e constrangimento. Aonde esta a imprensa que sempre divulgou "gratuitamente" essas feiras puramente comerciais. Sim, porque se a divulgação de meras feiras as levaram ao patamar de eventos oficiais e formadores de opinião do mercado de arte, elas passam a ser de interesse público, e por conseguinte precisam ser investigadas.

Por hipótese alguma sou contra feiras, muito pelo contrário, mas não podemos mudar a concepção do que venha a ser uma feira. Por que feira é feira, só São Paulo tem 360 feiras diárias. Quando vão ter consciência que feira não passa de uma feira - Acho que vou propor uma barraca de pastel assinada por artistas. Chega de desrespeito à arte e ao público. Chega de egos inflados, ciúme e de um sistema ditador que só serve para esquentar as feiras comerciais de cartas marcadas.

Ao invés de colaborarem culturalmente com o mercado, esta panelinha tira e põe quem querem por simples ciume e ganância. Vamos aguardar e ver se de fato este absurdo vai acontecer de termos uma galeria tradicional  como a Raquel Arnaud receber um NÃO na feira BASEL-MIAMI, e pior... avalizado com voto de galeria concorrente. Repito, aonde está a imprensa ?

Aproveito para repostar este vídeo, que mostra entre várias coisas a manipulação e falta de transparência em que vivemos:



Nenhum comentário:

Postar um comentário